top of page

Limpeza de caixa d'água

Interrompe-se o abastecimento do reservatório fechando o registro do hidrômetro ou limitador de consumo e deshigienização de caixa d’ água liga-se o circuito do automático da boia que comanda a bomba da instalação elevatória.

Com o reservatório vazio procedemos a escovação das paredes e do fundo do reservatório com escovas de cerdas de nylon ou piaçava (exceto superfícies de amianto) e retiramos o material desprendido.

Pode ser usado esguicho de água nas paredes e no fundo, removendo as águas de lavagem para a galeria de águas pluviais.

Com água da rede de abastecimento enxaguaremos todo o reservatório, lançando os resíduos na galeria de água pluviais. Ao termino do procedimento de limpeza, pincelamos as paredes e o fundo do reservatório com uma solução de hipoclorito de sódio concentrado em 10% desinfetando o mesmo.

Restabelecemos o abastecimento do reservatório até que complete sua capacidade e medimos o residual de cloro, que não deverá ser superior a 3,0 mg/l. Num prazo não superior ao de 7 dias, recolhemos amostras da água e as submeteremos a análises bacteriológicas que serão realizadas em laboratórios credenciados pela INEA

bottom of page