aRANHA
Fatos da Aranha
-
Espécie: as aranhas são membros de uma grande categoria de animais chamados artrópodes ou, mais especificamente, a classe Aracnídeo. Existem mais de 3.800 espécies conhecidas de aranhas encontradas na América do Norte hoje.
-
Aparência: as aranhas, ao contrário de outros insetos, têm oito pernas em vez de seis, nenhuma antena e apenas duas regiões do corpo em vez de três
-
Tamanho e cor: as aranhas variam muito em tamanho, forma e cor
-
Olhos: as aranhas têm de seis a oito olhos, geralmente dispostos em pares; no entanto, o padrão e a localização variam dependendo do tipo de aranha.
Comportamento de aranha
Existem milhares de diferentes tipos, tamanhos e cores de aranhas encontradas em todo o mundo em quase todos os tipos de habitat. As aranhas raramente picam humanos, a menos que seus ninhos ou teias sejam perturbados. Com exceção de algumas espécies, o veneno das picadas de aranha é inofensivo para os humanos, mas alguns indivíduos podem ser hipersensíveis e apresentar uma reação alérgica leve a grave quando picados. As aranhas se alimentam principalmente de outros insetos, mas sabe-se que espécies maiores se alimentam de pequenos animais como lagartos, pássaros e centopéias. Aranhas em sua casa podem ser um sinal de uma infestação de pragas maior, e a construção de teias dentro de casa pode ser um incômodo para a maioria dos proprietários de casas quando não tratada. A combinação de boas práticas de saneamento e um programa abrangente de tratamento de controle de pragas são necessários para eliminar as aranhas dentro de casa.
As aranhas têm presas que injetam veneno em suas presas, mas geralmente o veneno é inofensivo para os humanos quando mordido. As aranhas são consideradas predadoras, pois comem outros insetos, pequenos lagartos e passarinhos. As aranhas não têm peças bucais para mastigar e dependem de enzimas digestivas encontradas na saliva para quebrar a comida. Nem todas as espécies utilizam suas teias para prender suas presas e algumas espécies nem mesmo tecem teias.
A maioria das aranhas dura um ano, embora espécies como a tarântula possam viver até vinte anos. O número de filhotes que as aranhas produzem depende da espécie. Em média, uma aranha fêmea pode produzir 4-300 ovos por saco e pode carregar até nove sacos de ovos por temporada (ciclo reprodutivo). As aranhas jovens, também conhecidas como filhotes de aranha, emergem da bolsa de ovos e se dispersam em um processo denominado balonismo, no qual são carregadas pelo vento depois de escalar objetos próximos. Esse método de dispersão significa que as aranhas podem facilmente recolonizar uma área onde foram eliminadas anteriormente.
As aranhas machos costumam ser dramaticamente menores do que as fêmeas. As aranhas machos são mais comumente encontradas em casas, pois tendem a vagar dentro de casa em busca de fêmeas durante a temporada de acasalamento. Os machos são identificados pela presença de peças bucais dilatadas (ou polpas) que são usadas para transferir espermatozoides. Embora as aranhas sejam freqüentemente temidas ou consideradas um incômodo, elas desempenham um papel único no controle biológico de outros insetos. Aranhas encontradas dentro de casa costumam ser um sinal de uma infestação de pragas maior e métodos adequados de tratamento e saneamento devem ser usados para garantir o controle.